quinta-feira, dezembro 18, 2014

Desça Ícaro

"Desça Ícaro. Desça!!!"


Não há material mais tenaz que um sonho, não há nada mais frágil que algo vindo do reino onírico.

 Certamente a vida tem suas esquinas, escolhas e possibilidades. Vários tapas nas costas encorajadores, ignorando o medo do escuro, que te persegue por toda a vida, você pode até vir a ser grande.

Mas este não é mais um belo texto motivacional dizendo que a vida é bela, que todas as portas lhe estão abertas e só te basta a coragem para atravessar, que a tristeza e arrependimentos são as escolhas mal feitas. Isso é mentira! O mundo é mau. A vida é difícil e, escrever algo diferente disso faria minha mente secar como uma maldita uva passa e deixar de ter qualquer conteúdo.

Existe uma linha invisível que cruzamos ao envelhecer, passamos de crianças a adolescentes(a pior época da vida de um ser humano, ou se é um zé, ou um babaca convencido) e de adolescentes a adultos. Até aí todos nós sabemos disso e você leitor deve estar com uma pergunta na cabeça... e daí? A velhice nos cobra um preço terrível, ela nos dá um pedaço de sabedoria. Não confundam conhecimento com sabedoria pois, como um sábio e engraçado homem já me disse "conhecimento é saber que tomate é fruta, sabedoria é não coloca-lo na salada de frutas".

Talvez o lado negro da sabedoria seja a sua natureza de mãe que, por mais que você se recuse a ouvir o que a mesma diz, sabe que ela não se calará até que além de ouvir aja como alguém que ouviu e acatou. A sabedoria é um funcionário velho que sabe como fazer todos os serviços da área, e te segue com os olhos até você fazer tudo certinho, ou seja, do jeito dele.
 Mas realmente deixando as alusões de lado um instante, o que finalmente quero, é dizer que num dito instante da sua vida, a noção de certo e errado vem e você vai ter que se virar com isso, não parece muito não é, mas com isso, tal quando nossos ancestrais morderam do fruto, você conhecerá o bem e o mal.

O bem e o mal, o abraço e o tirar uma lasca, o conselho e a fofoca, o pai e o amigo de bar.
Quando cruzamos aquela linha invisível, quando ganhamos o superpoder do conhecimento do bem e do mal, então entendemos a mair e mais fatal verdade do mundo: Toda magia tem seu preço 'MR Gold'. Nossos sonhos, nossas fantasias se tornam criveis e fascinantemente palpáveis, alcançáveis e fáceis...pelo preço certo.

Não nos prendamos a discutir o preço do onírico com dinheiro físico, Sandman não precisa de dinheiro.
É de fato muito clichê, mas muito mesmo, dizer que toda escolha tem seu preço, e que escolher o sim é perder o não e vice-versa, isso um cão de rua sabe. Digo agora das boas escolha que atrapalham escolhas.

Como por exemplo você vai cursar um curso integral tendo que criar um filho? Como você vai arriscar uma federal comprando uma casa em outra cidade? Como você vai iniciar uma carreira profissional e deixar o certo pelo duvidoso? Tudo isso, e só citei três coisas pra não gastar meu teclado, são escolhas. Escolher tanto um como o outro nessas ocasiões seria se der certo, seguir o sonho mas, e se der errado? Esse é ponto crucial das decisões de quem tem que trabalhar pelo próprio sonho ao invés de ganhar de mãos beijadas e postar "yolo" nas mídias.

Cada sonho não realizado, é um gosto amargo a mais no seu paladar.

Não se engane leitor, eu seu que "todo sonho é possível"(eu ri escrevendo isso), mas só é possível pelo preço certo, e esse preço são pessoas. Pessoas que ficarão do seu lado, pessoas que irão te deixar, e você se for jovem deve estar pensando" mas se a pessoa não sonha com você ou não te ajuda a segui-lo então essa pessoa não é pra você", queridinho, as pessoas não sabem o que querem tão facilmente, se você soube, sou seu fã. Mas o fato é que as vezes ou quase sempre, precisamos de conselhos e guias, e infelizmente, as pessoas ao seu redor sempre acharão que você deve trilhar o caminho mais fácil e largo. Isso destrói seus sonhos, e pior, faz pesadelos, sonhos de outros começam a povoar suas noites, e então você aceita esses conselhos "bem intencionados".


"De boas intenções forra-se o caminho para o inferno"

As pessoas querem ajudar, elas realmente querem, e digo que além do todo poderoso( e dane-se se você acredita ou não o blog é meu) ninguém sabe o que é melhor pra você e assim sendo, sempre te indicarão formulas prontas para o sucesso e caminhos pré trilhados para a prosperidade rasa. Ok, Pareço estar sendo(gerúndio) mal agradecido, mas não, apenas sei a diferença entre falar e fazer.
 Ninguém sabe dizer do o caminho, o que te dão são coordenadas de um GPS da depressão e do desespero, esperando que você ouça " a voz da razão" sempre cegamente.

Agora para tentar finalizar esse texto onde eu escrevo a mesma coisa com mil rodeios digo, que essas coordenadas dão em erro ou em mais amargura, e o pior, quando dá em erro a culpa é só sua e nunca dos mal aconselhadores e dos insistentes e cobrantes amigos e familiares, é só sua, afinal você aceitou os conselhos você executou os planos. Se dá "certo" e a a amargura lhe seguir pro resto da vida, ninguém jamais te entenderá, afinal você fez oque quis da sua vida não é?!

Agora finalmente finalizando, pense, quantos homens e mulheres você conhece que reclamam da profissão? Não digo o cargo ou a empresa, isso realmente pouco tem haver com desempenho e escolhas, a não ser que você creia que em tempos de recessão todos queiram o desemprego. Quantas pessoas você não conhecem que fizeram " o que era mais seguro e certo"?


Por isso abandone seus sonhos, prepare os sorrisos amarelos, e seja feliz se puder, mas desça Ícaro.
A vida é um caos, e a covardia é sempre recompensada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário